A Grande São Paulo enfrenta atualmente a falta de energia elétrica para cerca de 36 mil clientes, conforme informado pela concessionária Enel. O apagão teve início na última sexta-feira (11), após um forte temporal na região. Em coletiva de imprensa realizada na manhã de hoje (17), o presidente da Enel destacou que esse número está próximo do que é considerado uma operação normal, que pode variar entre 36 mil e um pouco mais, dependendo das condições climáticas.
Durante o apagão, cerca de 3,1 milhões de clientes foram afetados, resultando em danos significativos na infraestrutura elétrica, incluindo 17 linhas de alta tensão, 11 subestações e 105 transformadores. Lencastre informou que, nas primeiras 24 horas após o evento, aproximadamente 79% dos serviços foram recuperados, um desempenho superior ao registrado no apagão do ano passado, que apresentou uma recuperação de apenas 57 a 58%.
Apesar da melhora na situação, a Enel continua mobilizando sua força de trabalho para restabelecer a energia, priorizando os casos de clientes que permanecem sem eletricidade há mais tempo. Embora a empresa já não esteja mais em crise, as operações continuam sendo tratadas com a mesma intensidade para garantir a rápida recuperação do serviço.