O Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Xanxerê, inaugurado em agosto pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), já está em operação. A partir de outubro, inicia-se o faturamento dos serviços de coleta e tratamento de esgoto para aproximadamente 1.028 residências nos bairros Centro, Castelo Branco, La Salle, e parte dos bairros Primo Tacca, Bortolon e dos Esportes. A cobrança ocorrerá nas faturas mesmo para as unidades que ainda não realizaram a conexão à rede coletora, conforme estabelecido pelas Agências Reguladoras.
Os consumidores beneficiados foram informados sobre a necessidade de realizar a ligação na Caixa de Inspeção (C.I) instalada em suas propriedades. A Casan orienta que, embora qualquer profissional possa fazer a conexão, existem equipes capacitadas pela empresa disponíveis para auxiliar no processo. Além disso, as tarifas de esgoto serão equivalentes ao consumo de água, ou seja, se um consumidor gastar R$50,00 em água, o valor do esgoto será o mesmo. Para aqueles que não recebem água da Casan, mas estão na área da rede coletora, será cobrada uma tarifa de disponibilidade no valor atual de R$ 43,31.
Para esclarecer dúvidas sobre a autorização ou faturamento, os consumidores podem se dirigir à agência da Casan em Xanxerê, localizada na Rua General Osório, 373, Centro. O site da Casan também disponibiliza informações detalhadas sobre o processo de ligação de esgoto e contatos úteis para os residentes que necessitam de assistência.