Xanxerê, localizada no Oeste de Santa Catarina, inaugurou seu Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) em agosto deste ano, com a primeira fase de implementação prevista para atender 15% da população urbana. A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) realizará a coleta e o tratamento de esgoto para cerca de 1.028 ligações. Com o intuito de informar os moradores sobre o funcionamento do sistema, um Programa Socioambiental está promovendo visitas domiciliares, conduzidas por uma assistente social, que esclarece dúvidas e fornece orientações sobre a ligação correta dos imóveis ao sistema e a cobrança dos serviços.
Durante as visitas, a assistente social identificou que muitos dos imóveis beneficiados na fase inicial são alugados e, por isso, entrou em contato com as imobiliárias da cidade para garantir que os proprietários recebam as informações necessárias. É fundamental que os proprietários compreendam sua responsabilidade na realização da ligação da residência à rede de esgoto, enquanto os inquilinos são responsáveis pelo pagamento das contas de água e tratamento de esgoto. Além disso, o Programa Socioambiental também visitou a Coordenadoria Regional de Educação para alertar sobre as escolas estaduais que foram beneficiadas e podem iniciar as obras para a conexão.
A tarifa de esgoto será equivalente ao consumo de água, ou seja, se o valor da conta de água for de R$ 50,00, a cobrança do serviço de esgoto será a mesma. A primeira fatura da coleta de esgoto será emitida independentemente da ligação já ter sido realizada, conforme as diretrizes das Agências Reguladoras. Para esclarecimentos sobre autorizações ou faturamento, os moradores podem entrar em contato com a agência local da CASAN.