Jannik Sinner demonstrou mais uma vez por que é o número 1 do ranking da ATP ao derrotar Novak Djokovic na final do Masters 1000 de Xangai, com parciais de 7/6 (7/4) e 6/3. A partida, que durou 1h37min, marcou o sétimo título de Sinner na temporada e o 17º de sua carreira. Com essa vitória, o italiano se tornou o primeiro tenista do seu país a vencer o torneio, enquanto Djokovic sofreu sua primeira derrota em uma final em Xangai, onde já conquistou quatro títulos anteriormente.
A conquista de Sinner o coloca em um seleto grupo de tenistas que conseguiram levantar sete troféus em uma única temporada nos últimos dez anos, ao lado de nomes como Andy Murray e Roger Federer. Esta vitória também representa a segunda derrota de Djokovic para Sinner nesta temporada, tendo perdido anteriormente no Australian Open. O sérvio viu mais uma vez adiada a chance de conquistar seu centésimo título de carreira, refletindo um ano desafiador para ele.
O jogo, embora marcante, não foi dos mais emocionantes, com ambos os tenistas cometendo vários erros não forçados e apresentando poucos ralis. Sinner se destacou, principalmente no primeiro set, onde conseguiu uma vantagem significativa no tie-break. No segundo set, Djokovic demonstrou sinais de cansaço e não conseguiu manter seu ritmo, permitindo que Sinner abrisse 4 a 1, culminando na única quebra da partida e confirmando seu título com um 6/3.