O setor de concessões rodoviárias no Brasil entrará em uma fase movimentada a partir de 30 de outubro, com a expectativa de leilões de sete grandes projetos até o final do ano. Entre os destaques, estão duas rodovias estaduais em São Paulo, que são conhecidas pela qualidade do tráfego, reduzindo assim os riscos para os investidores. No nível federal, estão previstos leilões de dois lotes no Paraná, uma região com um histórico positivo de concessões rodoviárias. As empresas CCR, EcoRodovias, EPR e Pátria Investimentos são apontadas como principais concorrentes para o certame da Rota Sorocabana, que promete uma disputa acirrada.
O projeto Rota Sorocabana, com 460 km de extensão, abrange rodovias atualmente administradas pela ViaOeste e o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo. Os leilões têm atraído um número crescente de participantes, com empresas tradicionais e novas surgindo no mercado, o que tem aumentado a competitividade. Recentemente, a entrada de novos participantes como EPR e Starboard e a consolidação de grupos como a Vinci, que já opera no Brasil, têm contribuído para um ambiente mais dinâmico.
Apesar do aumento da concorrência, os lances nos leilões têm se mostrado disciplinados, com expectativas de que a ampla gama de leilões programados incentive as empresas a serem mais seletivas em suas propostas. Os ativos a serem leiloados incluem importantes rodovias que desempenham papéis críticos no transporte de mercadorias e na conectividade regional, destacando a relevância do setor para a economia nacional.