Em agosto, o volume de serviços prestados no Brasil registrou uma queda de 0,4% em comparação a julho, embora ainda esteja 15% acima dos níveis observados em fevereiro de 2020, antes do agravamento da crise sanitária. Os dados são provenientes da Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que revelam uma recuperação significativa do setor após os impactos da pandemia de covid-19.
Dentro do contexto da recuperação, os transportes destacaram-se ao operar 16,4% acima do patamar pré-pandemia. Outros setores também mostraram resultados positivos, como os serviços de informação e comunicação, que estão 25,8% acima do nível de fevereiro de 2020. Por sua vez, os serviços prestados às famílias e o segmento de outros serviços apresentaram aumentos de 1,6% e 2,7%, respectivamente, indicando uma tendência de recuperação em diferentes áreas.
Além disso, os serviços profissionais e administrativos superaram os níveis pré-pandêmicos em 17,7%, sinalizando uma recuperação robusta nesse segmento. Esses resultados sugerem que, apesar das dificuldades enfrentadas, o setor de serviços brasileiro continua a mostrar resiliência e potencial de crescimento, refletindo uma gradual volta à normalidade econômica.