A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) notificou a concessionária de energia Enel devido à persistência de milhares de consumidores sem fornecimento elétrico na Grande São Paulo, após os danos causados por um temporal na última sexta-feira. Desde então, quase 74 mil clientes ainda estão enfrentando problemas com a falta de luz. A notificação também exige que a empresa explique como estão sendo geridos os pagamentos de indenizações a consumidores afetados por apagões anteriores, ocorridos em novembro de 2023 e março de 2024.
Além de esclarecer sobre as indenizações, a Senacon questionou quais medidas estão sendo implementadas para prevenir futuros incidentes relacionados a tempestades, considerando que um novo alerta de mau tempo foi emitido para o estado. Em uma notificação anterior, a Secretaria já havia solicitado à Enel a elaboração de um plano emergencial para a recuperação do fornecimento elétrico, a criação de canais de atendimento para os afetados e um diagnóstico detalhado da interrupção de energia.
As fortes chuvas e ventos que atingiram diversas cidades de São Paulo resultaram em pelo menos sete mortes, quedas de árvores e cerca de dois milhões de consumidores sem energia elétrica. A Senacon também planeja enviar um ofício à prefeitura de São Paulo para discutir a poda de árvores e soluções para retomar o fornecimento de energia o mais rápido possível, além de questionar sobre o mapeamento de árvores que possam causar danos à rede elétrica. A Enel ainda não se pronunciou sobre as notificações recebidas.