A cidade de São Paulo atingiu a maior temperatura do ano nesta quarta-feira (2), com uma máxima de 36,9°C registrada na região de Interlagos, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Essa onda de calor, no entanto, está prestes a dar lugar a uma mudança significativa nas condições climáticas. Uma frente fria, que pode trazer rajadas de vento de até 50 km/h, está prevista para se aproximar da capital paulista no início da noite.
Com a chegada da frente fria, o tempo deve mudar substancialmente na quinta-feira (3), quando as temperaturas devem cair, variando entre mínimas de 16°C e máximas de 22°C. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) alerta que a ação dos ventos do quadrante sul contribuirá para essa queda, além de provocar a formação de muitas nuvens e a possibilidade de chuvas fracas ao longo do dia. A expectativa é que essas condições climáticas se mantenham até a próxima sexta-feira (4).
Além das alterações de temperatura, a frente fria também afetará a umidade na região do leste paulista, provocando a formação de nebulosidade significativa. Apesar da temperatura elevada registrada recentemente, a previsão indica um cenário de instabilidade que deve prevalecer nos próximos dias, mudando o panorama climático da metrópole.