O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, receberá nesta terça-feira (15) no Palácio dos Bandeirantes o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, junto a prefeitos de diversas cidades do estado. A reunião, agendada para às 14h30, terá como tema central a atual situação do fornecimento de energia elétrica, especialmente após as chuvas intensas que resultaram em um apagão, deixando cerca de 250 mil clientes sem luz até as 6h de hoje, 83 horas após o início do problema.
Além dos sete prefeitos já confirmados, outros 17 foram convidados para a reunião, que visa discutir as causas do apagão ocorrido em 2023, que afetou mais de 2 milhões de consumidores. O ministro Nardes atua como relator de uma representação que investiga as circunstâncias do evento. A discussão também será uma oportunidade para os gestores locais expressarem suas preocupações em relação à situação da Enel, distribuidora de energia no estado, e a atuação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
No último sábado (12), o governador conversou com o presidente do TCU sobre a suposta inação da Aneel em relação à Enel. Em janeiro, o prefeito da capital paulista solicitou ao TCU uma fiscalização do cumprimento do contrato de concessão da distribuidora. A reunião promete ser um passo importante para abordar as responsabilidades e soluções para a crise de abastecimento energético que afeta a população.