O Aeroporto Salgado Filho, localizado em Porto Alegre, retoma suas operações nesta segunda-feira (21) após cerca de 170 dias de inatividade devido aos danos causados pelas chuvas intensas em abril e maio. No primeiro dia, a expectativa é que cerca de 9 mil passageiros utilizem o terminal, com a realização de 71 voos, sendo 37 partidas e 34 chegadas. As rotas iniciais incluirão voos para Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, e a movimentação deverá aumentar gradualmente até o Natal, quando a estrutura estará totalmente operacional, incluindo voos internacionais.
Durante o período de fechamento, o aeroporto enfrentou grandes desafios, como a alagação das pistas e do terminal, que afetou mais de 2,34 milhões de pessoas e resultou em um pedido de revisão do contrato de concessão pela Fraport. A concessionária recebeu aprovação para um repasse de R$ 425,96 milhões do Ministério de Portos e Aeroportos, destinado à recuperação das instalações. A recuperação da pista de pouso e decolagem é uma prioridade, com a meta de restabelecer voos internacionais até 16 de dezembro.
A volta das operações também destaca a importância do Aeroporto Salgado Filho na reconstrução e recuperação econômica do Rio Grande do Sul. As operações de check-in, despacho de bagagens e embarque serão temporariamente realizadas na área internacional, e os primeiros serviços de alimentação começarão a funcionar na próxima semana. A medida é um passo fundamental para revitalizar o tráfego aéreo na região e restaurar a normalidade na vida dos cidadãos impactados pelas enchentes.