O governo federal anunciou, nesta terça-feira (8), as notas mínimas necessárias para os candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), também conhecido como o Enem dos concursos. As notas são essenciais para que os candidatos tenham suas provas discursivas ou redações corrigidas. Aqueles que acertaram menos de 30% nas provas de nível médio e menos de 40% nas de nível superior foram eliminados automaticamente. A correção das provas escritas seguirá a ordem das classificações, e as redações corrigidas serão limitadas a nove vezes o total de vagas disponíveis, respeitando as cotas para grupos específicos.
Os candidatos poderão verificar suas notas na área do candidato no site oficial do concurso. A partir de hoje até amanhã, os participantes que foram convocados para a prova de títulos devem enviar a documentação pertinente. O resultado preliminar dessa etapa será divulgado em 4 de novembro, seguido por um período para pedidos de revisão. A lista final dos aprovados está prevista para ser publicada no dia 21 de novembro, com a convocação para posse começando em janeiro de 2025.
O Concurso Nacional Unificado centraliza os processos seletivos de 21 órgãos do governo federal, oferecendo um total de 6.640 vagas. Embora mais de 2,1 milhões de candidatos tenham se inscrito, menos da metade compareceu às provas. Essa iniciativa visa facilitar a contratação de servidores públicos, criando um único evento para os concursos autorizados, marcando um novo capítulo na seleção de profissionais para o serviço público brasileiro.