O Renault Kardian, lançado recentemente no Brasil, posiciona-se como o SUV mais barato da marca francesa, oferecendo um modelo com motor turbo e transmissão manual. Com preço inicial de R$ 106.990, ele se destaca por ser o único SUV da categoria a combinar essas características, enfrentando uma concorrência acirrada de modelos mais acessíveis, como o Citroën Basalt e o Fiat Pulse, que possuem preços e equipamentos diferenciados.
O Citroën Basalt, por exemplo, tem um preço promocional de R$ 89.990, oferecendo um motor 1.0 com potência inferior ao Kardian, mas um espaço de bagagem maior. Já o Fiat Pulse, apenas R$ 1.000 mais caro que o Kardian, traz um motor aspirado de 1.3, com desempenho competitivo, mas com um porta-malas menor. Esses concorrentes apresentam atributos que podem atrair diferentes perfis de consumidores, sendo essenciais na comparação entre os modelos.
Apesar do Kardian oferecer uma maior potência e torque, sua lista de equipamentos possui algumas limitações em relação aos concorrentes, como menor número de airbags e recursos de conectividade. A presença de SUVs como o Nissan Kicks e o Citroën C4 Cactus, que custam acima do Kardian, acrescenta mais opções ao mercado, mas com características que podem não atender a todos os consumidores que buscam um modelo mais econômico. Assim, o Kardian surge como uma alternativa viável para quem procura um SUV turbo manual a um preço acessível, mas deve considerar cuidadosamente as ofertas do mercado.