Na última terça-feira, a Open Government Partnership (OGP) divulgou um relatório que elogia as práticas de governança aberta ao redor do mundo, incluindo o Governo de Goiás como um exemplo positivo. O documento destaca iniciativas como a elaboração do 1º Plano de Governo Aberto e o projeto Embaixadores da Cidadania, evidenciando os esforços contínuos do Estado em promover a transparência e a eficiência na administração pública, liderados pela Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO).
O controlador-geral, Henrique Ziller, afirmou que as ações reconhecidas demonstram o comprometimento do governo em estabelecer uma gestão pública mais acessível e voltada para o cidadão. Entre as iniciativas destacadas está a segunda consulta pública, que convida a população a contribuir na definição de ações relacionadas a participação social, ouvidoria, transparência e accountability, com prazo para respostas até 31 de outubro.
Além disso, o programa Embaixadores da Cidadania, que promove o engajamento cívico com foco em transparência e inovação, também foi mencionado no relatório. Com 600 inscrições na sua 5ª edição, o programa selecionou 460 projetos para a Fase 2 e certificou 1.800 cidadãos na Fase 1. Com essas iniciativas, o Governo de Goiás se destaca no cenário nacional de governança aberta e reafirma seu compromisso em aprimorar suas práticas para gerar resultados positivos para a população.