O relatório de Monitoramento Global da Educação (GEM) 2024, divulgado pela Unesco, revela uma redução nos investimentos nacionais e internacionais em educação. Globalmente, os gastos com educação caíram em média 0,4 ponto percentual do PIB, resultando em que 59 de 171 países não atingiram a meta de investir ao menos 4% do PIB e 15% das despesas públicas na área. Na América Latina e Caribe, os investimentos caíram de 4,6% do PIB em 2010 para 4,2% em 2022, enquanto na América do Norte a queda foi ainda mais acentuada, de 4,8% para 3,8%. Em contraste, o sul da Ásia e a África Subsaariana aumentaram seus investimentos nesse período.
O relatório também destaca novos desafios, como a falta de acesso a água potável e saneamento em escolas primárias, afetando um em cada quatro estabelecimentos no mundo. Além disso, a tecnologia é mencionada como uma ferramenta útil para inclusão, mas revela disparidades significativas entre países de diferentes níveis de renda em habilidades básicas de informática. A violência nas escolas também é uma preocupação crescente, com milhares de ataques registrados nos últimos anos, exacerbados por conflitos em diversas regiões.
O foco desta edição é a liderança na educação, com a ênfase na importância de diretores eficazes para o desempenho das escolas. O relatório sugere que mais mulheres em posições de liderança podem melhorar os resultados educacionais, mas destaca que a representação feminina na liderança escolar ainda é baixa. A GEM 2024, que reúne diversos atores da educação, busca discutir estratégias para alcançar as metas da Agenda 2030 da ONU.