O relatório de Monitoramento Global da Educação (GEM) 2024, divulgado pela Unesco, revela uma queda nos investimentos em educação, com os gastos globais caindo em média 0,4 ponto percentual do PIB. No total, 59 dos 171 países analisados não atingiram as metas estabelecidas, que incluem a destinação de pelo menos 4% do PIB e 15% das despesas públicas à educação. Na América Latina e no Caribe, os investimentos em educação diminuíram de 4,6% do PIB em 2010 para 4,2% em 2022, enquanto a América do Norte registrou uma queda mais acentuada, de 4,8% para 3,8%.
O relatório também destaca que, enquanto regiões como o sul da Ásia e a África Subsaariana aumentaram seus investimentos, a ajuda internacional para a educação caiu de 9,3% em 2010 para 7,6% em 2022. Outros desafios significativos incluem a falta de acesso a água potável e saneamento em escolas primárias, além de desigualdades no uso da tecnologia, com adultos em países de alta renda demonstrando muito mais familiaridade com tarefas básicas em comparação aos de renda média.
Por fim, o foco desta edição é a liderança na educação, enfatizando a importância de diretores eficazes para o desempenho escolar e a criação de ambientes seguros e inclusivos. O relatório aponta que, embora a presença de mulheres em cargos de liderança possa trazer benefícios, a representação feminina em posições de direção ainda é insuficiente. A reunião global em Fortaleza visa discutir estratégias para acelerar o progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente o ODS 4, que busca garantir educação inclusiva e de qualidade para todos até 2030.