O dever de casa é um tema controverso na educação brasileira, com especialistas debatendo sua relevância no modelo de escola integral. Neste modelo ideal, as tarefas de casa poderiam ser dispensáveis, pois as crianças passariam longas horas na escola, onde as atividades seriam desenvolvidas. Contudo, como a escola integral ainda é uma realidade distante para muitos estudantes, é essencial que as tarefas sejam pensadas de forma a estimular a criatividade, o raciocínio crítico e a autonomia, evitando a repetição e a memorização. É fundamental que os deveres sejam prazerosos e realizados em um ambiente propício, respeitando o tempo necessário para a sua execução.
Além disso, a presença de adultos durante o processo de realização das tarefas é crucial, especialmente no ensino fundamental, onde as crianças estão formando laços afetivos com a escola. Muitos educadores defendem a importância das lições de casa como meio de desenvolver hábitos de estudo e responsabilidade, enquanto outros alertam sobre a desigualdade socioeconômica que pode afetar a capacidade dos alunos em realizá-las. A discussão sobre o dever de casa deve envolver pais e educadores, promovendo um diálogo que considere as condições de cada família e as necessidades dos estudantes.
A futura implementação da educação em tempo integral pode reduzir a necessidade de dever de casa, conforme previsto no Plano Nacional de Educação. Entretanto, enquanto essa realidade não se concretiza, as tarefas devem ser adequadas para garantir o engajamento dos alunos. Estabelecer uma frequência diária e corrigir as atividades em sala são práticas recomendadas que podem contribuir para o sucesso escolar. A abordagem do dever de casa deve ser revista, enfatizando a importância da curiosidade e da pesquisa, a fim de transformar essa prática em um elemento positivo na vida dos estudantes.