Em setembro, o Fator de Utilização das Refinarias (Fut) da Petrobras alcançou 96,8%, o melhor desempenho mensal de 2024. Este resultado contribuiu para que o acumulado do terceiro trimestre chegasse a 95,2%. O Fut é um indicador que relaciona o volume de petróleo processado com a carga de referência das refinarias, considerando os limites operacionais e as normas de segurança e qualidade.
Além disso, a Petrobras registrou um recorde no processamento de óleos do pré-sal, que representou 73% da carga total processada no trimestre. A produção de gasolina também atingiu níveis históricos, com 6,38 milhões de m³ produzidos. Em setembro, a participação do pré-sal na produção total foi de 79,7%, marcando o maior percentual registrado até agora.
A produção de asfalto também cresceu, totalizando 803 mil toneladas no trimestre, com recordes em setembro nas refinarias Duque de Caxias e Presidente Getúlio Vargas. Segundo o diretor de Processos Industriais da Petrobras, os resultados são atribuídos a investimentos em modernização, confiabilidade dos ativos, otimização de processos e inovações tecnológicas, refletindo o compromisso da empresa com a eficiência e rentabilidade de suas operações.