A utilização de referências culturais nas redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem se tornado cada vez mais comum entre os estudantes, que frequentemente citam obras como a Constituição Federal, Drummond e Bauman, independentemente do tema proposto. Embora essa estratégia possa demonstrar familiaridade com o formato do exame, especialistas alertam que seu uso inadequado pode resultar na perda de pontos, especialmente se as referências não se relacionarem efetivamente com os argumentos apresentados.
Para alcançar uma boa pontuação na redação, os alunos devem seguir as cinco competências exigidas, sendo uma delas o uso apropriado de repertórios socioculturais. As citações podem incluir livros, filmes, e eventos que contribuam para a argumentação. No entanto, definir previamente uma referência específica sem conhecer o tema pode ser prejudicial. A eficácia de uma referência não se mede apenas pela sua notoriedade, mas sim pela relevância que possui em relação ao conteúdo discutido.
O professor Mateus Leme enfatiza que a Constituição Federal é uma referência comum e valiosa, dada sua versatilidade em temas relacionados a direitos. Contudo, é essencial que os alunos utilizem trechos mais específicos e contextuais ao invés de meramente mencioná-la. Os educadores aconselham que os candidatos aproveitem a oportunidade para mostrar originalidade e fundamentação nas suas ideias, evitando depender de referências decoradas que podem não se relacionar com o tema abordado.