A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) divulgou um levantamento que revela uma redução significativa nos índices de criminalidade nas cidades da Baixada Santista e Vale do Ribeira entre janeiro e agosto de 2024. Os dados mostram que o número de assaltos caiu 24%, com um total de 7,1 mil ocorrências, representando a menor taxa da história nas regiões. Além disso, os roubos de veículos diminuíram 10%, e os roubos a mercadorias tiveram uma redução ainda mais acentuada, de 34%. No quesito homicídios dolosos, a Baixada Santista registrou 82 casos, o que também marca uma das menores taxas já registradas.
O sucesso das ações de segurança é atribuído a um esforço conjunto contra o crime organizado, com aumento no policiamento, ampliação de unidades policiais e integração de forças de segurança. O secretário da Segurança Pública de São Paulo destacou que a região sempre foi uma prioridade, resultando em um aumento no efetivo policial e em investimentos em tecnologia. Importantes lideranças de facções foram detidas, desestruturando as quadrilhas que atuavam na área.
Além da queda nos índices de crimes, a SSP-SP também registrou um aumento nas prisões e apreensões de armas e drogas. Nos primeiros oito meses do ano, foram 7,8 mil detidos, com quase 30% a mais de armas ilegais apreendidas em relação ao ano anterior. A polícia confiscou 7,4 toneladas de drogas, a maior parte sendo maconha, e recuperou 1,6 mil veículos, um aumento de 18% em comparação ao mesmo período do ano passado.