A Receita Federal anunciou que mais de 264 mil contribuintes que regularizaram suas pendências receberão restituições nesta quinta-feira, 31 de outubro. Ao todo, serão pagos R$ 700 milhões, sendo que aproximadamente 53% desse montante será destinado a contribuintes que possuem prioridade no reembolso. Os contribuintes do Rio Grande do Sul, afetados por enchentes recentes, estão entre os que receberam essa prioridade.
Entre os beneficiários, a maioria, com 126.824 contribuintes, informou uma chave Pix do tipo Cadastro de Pessoa Física (CPF) em suas declarações de Imposto de Renda. Outras categorias prioritárias incluem 14.661 educadores, 11.360 residentes no Rio Grande do Sul, e 46.689 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos. O restante da lista inclui contribuintes com mais de 80 anos e aqueles com deficiência física ou mental. Aqueles que não informaram a chave Pix e não se enquadram nas categorias prioritárias somam 53.433.
Os contribuintes podem verificar se estão incluídos no lote de restituições acessando o site da Receita Federal ou usando o aplicativo oficial. O pagamento será realizado na conta ou na chave Pix informada. Caso não seja possível efetuar o depósito devido a problemas na conta, o valor ficará disponível para resgate no Banco do Brasil por até um ano. Se o contribuinte não retirar a restituição nesse período, deverá solicitar o valor por meio do Portal e-CAC.