A partir das 10h desta quinta-feira, 23 de outubro, a Receita Federal disponibiliza a consulta ao lote da malha fina de outubro, beneficiando cerca de 264 mil contribuintes que regularizaram suas pendências. O total de R$ 700 milhões em restituições será distribuído, com 53% desse valor destinado a contribuintes prioritários, especialmente aqueles afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
Dentre os contribuintes com prioridade no reembolso, a maioria, totalizando 126.824, informou a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na sua declaração. Outros grupos prioritários incluem educadores e cidadãos idosos, além de pessoas com deficiência ou doenças graves. Aqueles que não se enquadram nas categorias de prioridade totalizam 53.433 contribuintes que não informaram a chave Pix.
Os contribuintes podem consultar suas restituições pelo site da Receita Federal ou pelo aplicativo da instituição. Os pagamentos ocorrerão em 31 de outubro, e, caso haja problemas na conta indicada, os valores permanecerão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Se não forem resgatados, os cidadãos deverão solicitar a restituição através do Portal e-CAC.