Os últimos dados divulgados pelo boletim do Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), indicam uma diminuição nos casos de covid-19 no Brasil, especialmente na Região Centro-Sul. A análise refere-se à semana de 6 a 12 de outubro e revela uma redução nas novas ocorrências de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), tanto em longo quanto em curto prazo, impulsionada pela queda dos casos associados à covid-19 e ao rinovírus. Este último é responsável pela maioria dos resfriados comuns, e seu impacto tem sido particularmente notável entre crianças pequenas e idosos.
Apesar da tendência de queda em várias regiões, dois estados, Mato Grosso e Pernambuco, registraram um aumento nos casos de SRAG. Pernambuco, em particular, tem enfrentado um crescimento das ocorrências graves por rinovírus entre crianças e adolescentes de 5 a 14 anos, além de um aumento nos casos de SRAG por covid-19 entre a população adulta e idosa. Os dados também indicam que a mortalidade associada à SRAG tem sido mais alta entre os idosos acima de 65 anos.
Neste ano, foram notificados 144.365 casos de SRAG, com uma proporção significativa de resultados laboratoriais positivos para diferentes vírus respiratórios. Entre esses, 18,9% dos casos positivos são relacionados à covid-19. A mortalidade total por SRAG atingiu 8.817 óbitos, com 51,9% desses casos sendo positivos para algum vírus respiratório. Os dados evidenciam a importância da vigilância epidemiológica contínua, principalmente em grupos mais vulneráveis da população.