Após um apagão que afetou a Região Metropolitana de São Paulo, cerca de 900 mil unidades consumidoras permanecem sem fornecimento de energia elétrica, quase 40 horas após o início da interrupção. A situação se agravou após uma tempestade com chuvas e ventos superiores a 100 km/h, que ocorreu na última sexta-feira (11). De acordo com a Enel, a capital é a mais afetada, com cerca de 552 mil imóveis sem energia, seguida por São Bernardo do Campo, Cotia e Taboão da Serra.
A distribuidora de energia informou que o total de clientes afetados corresponde a aproximadamente 11% de sua base de consumidores. Em comunicado, a empresa destacou que o trabalho para restabelecer a energia é complexo, necessitando até da reconstrução de trechos inteiros da rede elétrica. A Enel não forneceu uma previsão para a normalização do serviço, mas enfatizou que está mobilizando um grande contingente de profissionais para a resolução do problema.
Atualmente, cerca de 1,6 mil técnicos estão atuando nas operações de reparo, com planos para aumentar esse número para aproximadamente 2,5 mil, incluindo a chegada de equipes de outros estados. A companhia se comprometeu a trabalhar incansavelmente para restabelecer o fornecimento de energia e minimizar o impacto sobre os consumidores afetados.