A segunda edição de 2024 do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) está sendo aplicada de 22 a 25 de outubro em 109 locais, sendo 46 no Brasil e 63 no exterior. O exame, que avalia a proficiência oral e escrita do português, é reconhecido por instituições acadêmicas e empresas brasileiras e é um requisito em processos de revalidação de diplomas e naturalização. Os participantes têm até três horas para completar a parte escrita e 20 minutos para a parte oral, que envolve uma interação presencial com avaliadores.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do exame, 3.957 estrangeiros de 31 países se inscreveram nesta edição. A maioria dos participantes é de falantes de espanhol, seguidos por francófonos e anglófonos. A América do Sul concentra o maior número de inscritos, com destaque para o Brasil e outros países da região, enquanto a África também participa com uma quantidade significativa de candidatos.
O Celpe-Bras é aplicado semestralmente e visa facilitar a integração de estrangeiros em cursos de graduação e pós-graduação no Brasil. Além disso, o Inep oferece suporte a pessoas com deficiência e permite que participantes façam solicitações especiais, como tratamento pelo nome social. O resultado da prova será divulgado em 16 de dezembro, e os inscritos poderão acessar seus resultados pelo portal Gov.br.