A falta de energia elétrica que atinge mais de 340 mil pessoas em São Paulo resultou em pelo menos cinco manifestações registradas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (14). As manifestações ocorreram em diversas áreas da Grande São Paulo, incluindo Diadema, Itapevi e São Bernardo do Campo, onde moradores bloquearam ruas em protesto pela interrupção no fornecimento de eletricidade, que foi causado por uma forte tempestade na sexta-feira anterior.
Em Diadema, os policiais foram obrigados a intervir com munições de baixo potencial ofensivo, resultando na detenção de uma pessoa. Outros atos de protesto em Itapevi e São Bernardo do Campo também envolveram o fechamento parcial de vias, demonstrando a insatisfação da população em relação à situação de falta de luz. Na capital paulista, os moradores de bairros como Jardim Somara e Jardim Catanduva também se manifestaram, interrompendo o trânsito em busca de soluções para o problema.
De acordo com a Enel, responsável pelo fornecimento de energia na região, mais de 2,1 milhões de pessoas foram afetadas pela interrupção do serviço, e as autoridades informaram que todas as manifestações foram encerradas. A companhia está em processo de recuperação da rede elétrica danificada, visando restabelecer o fornecimento de energia o mais rápido possível.