O Programa Educacional de Mediação de Conflitos da Secretaria Municipal de Educação (SME) tem como objetivo promover a paz e prevenir a violência no ambiente escolar, já atendendo 12.437 estudantes e servidores entre janeiro e setembro de 2024. Para isso, a SME conta com uma equipe de 15 professores, formados por meio de um treinamento oferecido pelo Tribunal de Justiça, que estão preparados para ouvir e apoiar estudantes, servidores e familiares nas suas necessidades emocionais.
As atividades do programa são implementadas diretamente nas instituições de ensino, utilizando metodologias como círculos de justiça restaurativa, mediação entre pares e comunicação não violenta. Essas abordagens visam criar um espaço de diálogo respeitoso, fortalecendo os laços interpessoais e promovendo um ambiente escolar mais harmonioso. Segundo a coordenadora da Comissão de Mediação Educacional, Clédia Maria Pereira, a equipe se sente recompensada ao contribuir para o bem-estar dos outros, ressaltando a natureza colaborativa do trabalho.
Recentemente, a prefeitura transformou o Programa Educacional de Mediação de Conflitos em uma Política de Prevenção e Resolução de Conflitos, garantindo que suas diretrizes sejam aplicadas em todas as unidades da rede municipal de educação em Goiânia. Com essa nova estrutura, a Comissão de Mediação passa a ser um Centro Municipal de Mediação Educacional, possibilitando um atendimento mais abrangente e eficaz à comunidade escolar, que pode solicitar suporte pelo e-mail disponibilizado pela SME.