Professores da rede pública de ensino têm até esta quarta-feira, 30 de outubro, para se inscrever no Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes), que é oferecido em uma rede nacional por 15 Instituições de Ensino Superior, incluindo a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O programa visa melhorar a qualidade do ensino no Brasil, oferecendo 12 vagas, sendo seis delas reservadas para ações afirmativas voltadas a grupos sub-representados, como pessoas negras, indígenas, quilombolas, pessoas trans e pessoas com deficiência.
O curso, com duração de dois anos, tem um total de 420 horas, com 360 horas em disciplinas presenciais e 60 horas na modalidade de educação a distância. O Prof-Artes, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), busca capacitar os profissionais da educação básica na área de Artes, estruturando-se em duas linhas de pesquisa focadas nos processos de ensino e nas metodologias de práticas docentes.
Os candidatos passarão por um processo seletivo que inclui a avaliação de um projeto de pesquisa e uma prova de arguição. O resultado final será divulgado no dia 13 de dezembro, e as aulas estão programadas para começar no primeiro semestre letivo de 2024. Para mais informações, o edital completo e detalhes adicionais estão disponíveis na página do Prof-Artes.