O professor de física Jean Silva, que leciona há 26 anos em Florianópolis e Criciúma, implementa metodologias inovadoras em suas aulas para facilitar a compreensão dos conceitos físicos. Ele utiliza experiências do cotidiano, como bolhas de sabão, bolas de basquete e atividades interativas, como forma de criar “gatilhos positivos” que ajudam os alunos a se relacionarem com a matéria de maneira mais leve e dinâmica. A proposta de Silva busca desmistificar a ideia de que a física é uma disciplina difícil, focando na aplicação prática e na conexão com os interesses dos estudantes.
Com a aproximação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o professor também oferece orientações sobre como os alunos podem se preparar adequadamente para a prova. Ele destaca a importância de realizar simulados, chegar cedo ao local do exame, levar mais de uma caneta e elaborar um cronograma de tempo para as questões. Além disso, recomenda que os alunos comecem pelas perguntas mais fáceis e utilizem a técnica de eliminação em casos de dúvida, maximizando suas chances de sucesso.
Silva acredita que a preparação emocional dos alunos é tão vital quanto o conhecimento acadêmico. Para isso, ele organiza revisões e aulões, promovendo um ambiente acolhedor que visa aumentar a autoconfiança dos estudantes. Esse trabalho contínuo e dedicado não apenas aprimora a experiência de aprendizado, mas também proporciona uma base sólida para que os alunos se sintam mais preparados e seguros ao enfrentarem o Enem.