O Procon-SP anunciou que irá notificar a Enel para que explique a demora no restabelecimento do fornecimento de energia elétrica em vários bairros de São Paulo e outras cidades do Estado. A ação ocorre após um forte temporal na noite de sexta-feira, que atingiu a capital e outras localidades, resultando na queda de mais de 200 árvores e deixando cerca de 2,1 milhões de imóveis sem eletricidade. Além disso, o fornecimento de água também foi afetado, e foram registradas pelo menos sete mortes devido ao caos gerado pelas condições climáticas.
Atualmente, cerca de 1,35 milhão de imóveis permanecem sem energia, representando cerca de 17% dos usuários na Grande São Paulo. A Enel informou que está ampliando suas equipes de atendimento, com a chegada de técnicos de outros estados para ajudar na recuperação dos serviços. No entanto, a empresa não forneceu um prazo estimado para a normalização completa do fornecimento de energia. O Procon busca esclarecimentos sobre a estrutura de atendimento ao consumidor e as medidas adotadas para prevenir problemas semelhantes no futuro.
Além do Procon, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) também intimou a Enel a apresentar justificativas e propostas para adequação imediata dos serviços. A Aneel informou que analisará a proposta da empresa e, caso não seja satisfatória, poderá iniciar um processo para a caducidade da concessão. A Enel, por sua vez, afirmou seu compromisso em melhorar continuamente os serviços e está implementando um plano estruturado para atender melhor os usuários.