A Defesa Civil de São Paulo informou que as chuvas perderam força na região durante a madrugada do sábado, 19, com maior concentração de precipitação em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. O volume de chuvas no estado ficou abaixo do esperado, com o maior registro de 32 mm em Itapirapuã Paulista. As condições meteorológicas ainda permitem pancadas de chuva ao longo do dia, especialmente em áreas vulneráveis próximas a Minas Gerais, onde as chuvas podem ser mais intensas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para tempestades, válido até o dia 20, abrangendo partes de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. A previsão inclui riscos de grandes acumulados de chuva, ventos fortes e granizo, que podem causar danos como quedas de árvores e alagamentos. Em São Paulo, áreas como Presidente Prudente e Campinas estão sob este alerta, enquanto a capital não está incluída.
A meteorologia indica que o fim de semana será marcado por nuvens e instabilidade. A formação de uma zona de menor pressão atmosférica afetará o Sudeste do Brasil, resultando em um sábado nublado com possibilidade de chuvas fracas a moderadas, além de pancadas mais intensas em alguns momentos. A instabilidade deve persistir até domingo, com chance de a chuva diminuir à noite.