O Banco Central Europeu (BCE) considera a possibilidade de um corte de juros de 50 pontos-base na reunião de dezembro, segundo Mario Centeno, dirigente do BCE e presidente do Banco Central de Portugal. Ele destaca que os próximos dados econômicos serão fundamentais para determinar o ritmo do afrouxamento monetário. A recente leitura da inflação na zona do euro sugere a necessidade de um movimento mais significativo nesse sentido.
Centeno expressou preocupações sobre o baixo crescimento econômico no bloco, ressaltando que a recuperação está sendo dificultada pela fraqueza no investimento externo. Ele enfatizou que a situação atual do crescimento é insatisfatória, indicando que a recuperação econômica depende de uma série de fatores, incluindo a dinâmica de consumo.
Além disso, o dirigente observou que o consumo na zona do euro é insuficiente para impulsionar a recuperação econômica por si só. Essa combinação de fatores econômicos pode levar a uma necessidade urgente de estratégias mais robustas para estimular tanto o consumo quanto o investimento na região, a fim de evitar um agravamento da situação econômica.