A Autoridade Portuária de Santos (APS) anunciou a abertura de licitação para a contratação de empresas que realizarão o derrocamento do canal de navegação do Porto de Santos, em São Paulo. Esta ação visa aumentar a profundidade do canal para 16 metros, uma demanda antiga do comércio nacional e internacional, permitindo a recepção de navios de maior porte. O aviso foi publicado no Diário Oficial da União, e as propostas devem ser entregues até o dia 29 de outubro, quando ocorrerá a abertura dos envelopes para seleção da empresa responsável.
O projeto de aprofundamento será realizado em duas etapas, com a primeira focada na retirada de rochas identificadas em 31 pontos da infraestrutura aquaviária. A empresa selecionada terá um prazo de 18 meses para executar a dragagem mecânica, com um volume estimado de 10 mil metros cúbicos de rochas a serem removidas. A APS destacou que, além de alcançar os 16 metros, o objetivo é eventualmente chegar a 17 metros de calado, garantindo segurança para a operação de navios ao longo do dia e da noite.
Com a licença ambiental já obtida, a APS prevê a conclusão do projeto de aprofundamento do canal do Porto de Santos até 2026. A modernização do canal é vista como essencial para aumentar a competitividade do porto e atender a demanda crescente por operações logísticas eficientes no transporte marítimo, além de potencializar a capacidade de recebimento de cargas no complexo portuário.