A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta sexta-feira (18), um fiscal da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sob suspeita de envolvimento em um esquema de cobrança de propina para a liberação de veículos de transporte de cargas e passageiros. A prisão foi realizada durante a segunda fase da operação The Inspector, que investiga atos de corrupção no órgão, no estado do Rio de Janeiro. A Justiça Federal de Volta Redonda havia emitido um mandado de prisão contra o suspeito, que já era alvo de investigações.
A primeira fase da operação teve início em novembro do ano passado, com a realização de cinco mandados de busca e apreensão em um posto da ANTT em Barra Mansa. As apurações revelaram indícios de corrupção, especialmente no que diz respeito à liberação irregular de veículos de transporte. O fiscal detido é suspeito de ter realizado movimentações financeiras que ultrapassam R$ 380 mil entre 2020 e 2021, em Resende, também na região sul fluminense.
As investigações começaram em 2020, motivadas por denúncias recebidas pela própria ANTT. A operação visa desmantelar práticas corruptas entre os fiscais do órgão, ressaltando a importância da integridade nas atividades de supervisão e regulamentação do transporte terrestre no Brasil.