A Polícia Federal iniciou, nesta terça-feira (22), a operação Cilindro Express, visando desarticular um grupo suspeito de tráfico de armas através de encomendas de cilindros hidráulicos. A ação acontece em Poços de Caldas (MG) e Foz do Iguaçu (PR), onde estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, com o intuito de coletar provas adicionais e elucidar a atuação criminosa da organização. Até o momento, foram apreendidos entorpecentes e celulares, além da prisão de uma pessoa por desobediência.
As investigações, que contam com a colaboração da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar de Minas Gerais, revelaram que as encomendas enviadas de Foz do Iguaçu, uma área estratégica na tríplice fronteira, continham não apenas cilindros, mas também materiais bélicos e outras substâncias ilegais. Os despachos eram realizados por meio de transportadoras rodoviárias legalmente estabelecidas, facilitando a distribuição para diversas regiões do Brasil.
Os envolvidos podem ser processados por crimes relacionados ao comércio ilegal de armas e tráfico de drogas, com penas que podem somar até 27 anos de prisão e multas. A investigação continua em andamento, com a análise dos materiais apreendidos e a busca por possíveis outros envolvidos, além da identificação de outras práticas ilegais associadas ao grupo.