O Programa Meu Celular de Volta, implementado pela Polícia Civil do Maranhão, resultou na recuperação de mais de 200 celulares que haviam sido rastreados como roubados ou furtados. A ação, que se estendeu de agosto a outubro, intimou cerca de 2 mil pessoas a devolver os aparelhos. Após a entrega, as pessoas que compareceram às delegacias receberam um registro de devolução voluntária. A polícia intensificou o trabalho de recuperação, após um levantamento detalhado das ocorrências registradas nas delegacias.
Com o apoio de mais de 80 policiais civis, a operação conseguiu rastrear os celulares utilizando informações das operadoras sobre novos donos, com base nos números de IMEI fornecidos pelas vítimas. A Polícia Civil agora se volta para a identificação dos pontos de venda de celulares não registrados, a fim de combater a revenda de produtos provenientes de roubo. Desde o início do programa, mais de 21 mil pessoas foram reportadas como vítimas de furto e roubo de celulares no estado.
Aqueles que não atenderem à intimação e não apresentarem justificativas poderão ser penalizados com detenção e multa, conforme o artigo 330 do Código Penal. A Polícia Civil orienta os cidadãos a registrarem ocorrências de perda ou furto e a comprarem celulares apenas de fontes confiáveis. Além disso, destaca a importância de exigir documentação que comprove a origem dos produtos e de desconfiar de ofertas que parecem muito abaixo do valor de mercado.