A Polícia Civil intimou cerca de mil pessoas na Grande São Luís para devolver celulares que foram registrados como perdidos, furtados ou roubados. Os moradores têm até a terça-feira (22) para colaborar com as investigações e devolver os aparelhos rastreados. Até o momento, cerca de 300 pessoas já compareceram a um mutirão realizado no início de outubro, onde foram entregues mais de 220 dispositivos. O programa “Meu Celular de Volta”, iniciado em setembro, visa ajudar vítimas de crimes relacionados a celulares.
Aqueles que não atenderem à intimação poderão ser enquadrados no crime de desobediência, que prevê detenção e multa. Se não puderem comparecer no dia designado, as pessoas podem se dirigir a qualquer delegacia da Grande Ilha para devolver os aparelhos. A ação da Polícia Civil também incluiu uma operação que resultou na apreensão de 17 celulares em pontos de revenda suspeitos.
A Polícia Civil orienta que, em casos de perda ou furto, o registro da ocorrência deve ser feito online, enquanto casos de roubo exigem a presença na delegacia. É fundamental que as vítimas informem o número do IMEI para facilitar o rastreamento dos aparelhos. Além disso, a população é alertada a comprar celulares apenas de fontes confiáveis e a denunciar tentativas de venda de dispositivos sem comprovação de origem.