Uma pesquisa realizada pela LWSA revela que cerca de 62% dos consumidores brasileiros planejam gastar até R$ 3 mil durante a Black Friday, que ocorrerá no dia 29 de novembro deste ano. O levantamento destaca que 64,3% dos entrevistados têm um planejamento para as compras, enquanto 44% estão economizando dinheiro e 20,3% pretendem utilizar parte do 13º salário para aproveitar as promoções. A maioria dos consumidores (96%) optará por realizar suas compras online, sendo que 87% já fizeram isso em 2023, com uma preferência acentuada por marketplaces e sites de marcas.
Os eletrônicos são os produtos mais procurados, com 51% dos consumidores interessados nessa categoria, seguidos por roupas (46%) e eletrodomésticos (45%). No que diz respeito às formas de pagamento, 75% dos consumidores preferem usar cartão de crédito, enquanto 23,2% optam pelo Pix. Além disso, 83% pretendem parcelar suas compras em até 12 vezes. O valor do frete também se mostra um fator decisivo, com quase 60% afirmando que isso influencia sua decisão de compra.
A pesquisa também aponta que a maioria dos consumidores inicia suas pesquisas com antecedência, utilizando sites e redes sociais das marcas para se informar sobre os descontos. Os anúncios online (65%) e as redes sociais (59%) são os principais fatores que influenciam as decisões de compra. Por outro lado, fatores como taxas de frete elevadas e preços mais altos do que em períodos normais são citados como razões para desistência de compras, refletindo a importância da transparência nas ofertas e na confiança nas lojas online.