A pesquisa Quaest, encomendada pela RPC e divulgada neste sábado (19), revela um cenário competitivo para a disputa da Prefeitura de Curitiba no segundo turno das eleições de 2024. Os candidatos Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB) apresentam intenções de votos de 42% e 39%, respectivamente. Considerando a margem de erro de 3 pontos percentuais, a disputa se configura como um empate técnico. Além disso, 4% dos entrevistados se mostraram indecisos, enquanto 15% optaram por votar em branco, nulo ou não pretendem votar.
A pesquisa também investigou a intenção de votos espontânea, na qual os nomes dos candidatos não foram apresentados aos entrevistados. Os resultados mostraram Eduardo Pimentel com 32% e Cristina Graeml com 30%, com 34% dos eleitores ainda indecisos e 4% optando por não votar. Este levantamento foi realizado com 900 entrevistas entre eleitores de 16 anos ou mais, entre os dias 16 e 18 de outubro, e registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O segundo turno das eleições está agendado para o dia 27 de outubro, domingo, e também ocorrerá em outras cidades do Paraná, como Ponta Grossa e Londrina. O voto é facultativo para analfabetos, jovens entre 16 e 18 anos e pessoas com mais de 70 anos, enquanto é obrigatório para aqueles entre 18 e 70 anos. Para participar da votação, os eleitores devem apresentar o título de eleitor ou um documento com foto.