A participação da primeira-dama no governo federal é desaprovada por 49% dos eleitores que apoiaram o presidente em 2022, enquanto 44% dos que votaram no ex-presidente expressam a mesma opinião. A pesquisa PoderData, divulgada em 18 de outubro, revela que a aprovação da primeira-dama entre os eleitores de Lula é de 32% e de 30% entre os de Bolsonaro. No geral, 47% dos entrevistados desaprovam sua atuação, 30% aprovam e 22% não souberam responder. Esses números demonstram estabilidade em relação a uma pesquisa anterior realizada em maio, onde os índices eram semelhantes.
Além dos dados sobre aprovação, a pesquisa mostrou que o conhecimento da população sobre a primeira-dama aumentou, passando de 72% para 83%. A análise por gênero indica que ela é mais aprovada por mulheres (32%) do que por homens (29%). Regionalmente, a região Sul apresenta maior apoio à sua participação no governo, enquanto a região Norte é a que mais desaprova. Em termos de faixa etária, a maior aprovação é entre jovens de 16 a 24 anos, enquanto a desaprovação é mais acentuada entre pessoas com 60 anos ou mais.
A pesquisa foi realizada entre 12 e 14 de outubro com 2.500 entrevistados em 181 municípios, apresentando uma margem de erro de dois pontos porcentuais e uma taxa de confiança de 95%. Os dados revelam não apenas as opiniões sobre a primeira-dama, mas também refletem as diferentes percepções sociais e regionais em relação à sua presença na administração federal.