O embaixador Fernando Pimentel enfatizou que o G20 não tem a função de dictar o que a Organização Mundial do Comércio (OMC) deve fazer, mas sim de impulsionar politicamente as discussões sobre a reforma do organismo internacional. Após a reunião ministerial do comércio em Brasília, Pimentel destacou que as negociações para modernizar a OMC, que ocorrem há anos em Genebra, enfrentam dificuldades devido à falta de consenso entre os membros. A necessidade de um sistema eficiente de solução de controvérsias foi mencionada como um dos principais pontos em debate.
Pimentel reiterou que o G20 reconhece sua posição distinta da OMC, que opera com base no consenso de todos os seus membros. O objetivo do grupo, segundo ele, é fortalecer o diálogo e as negociações, contribuindo para que a OMC consiga avançar em suas reformas necessárias. Ele mencionou que, ano após ano, o G20 busca oferecer suporte político para facilitar as discussões que ocorrem dentro da OMC.
O documento do G20 ressalta a importância de continuar os esforços em prol da reforma da OMC, com um prazo estabelecido para encontrar soluções até o final do ano. Pimentel destacou a expectativa do G20 em relação à necessidade de avanço nas negociações, reafirmando que o trabalho deve ser realizado para que a OMC possa se adaptar e atender aos desafios do comércio global contemporâneo.