Ocorrido no AparecidaPrev, evento ensinou métodos para detectar os primeiros sinais da doença
‘Você é uma só, use o tempo a seu favor.’ Foi essa a tônica de palestra ministrada nesta quinta (17) para servidoras da Prefeitura de Aparecida alertando para a prevenção ao câncer de mama e de colo de útero. O evento ocorreu no auditório do AparecidaPrev como atividade vinculada ao Outubro Rosa, o mês de conscientização contra as duas doenças. A programação foi conduzida pela primeira-dama e secretária da Assistência Social, Sulnara Santana.
A palestra foi ministrada pelo médico Ronan Lacerda. Ele enfatizou que o câncer de mama é o que mais acomete as mulheres no Brasil, depois do câncer de pele. Ronan usou dados do Inca, o Instituto Nacional do Câncer, para informar que só neste ano são estimados 73,6 mil novos casos de câncer de mama no país.
As estatísticas apresentadas na palestra desenharam um cenário não menos preocupante para o câncer de colo de útero. É o 3º tipo de câncer mais frequente em mulheres brasileiras, segundo destacou Ronan Lacerda. Entre as recomendações feitas pelo médico para prevenir o câncer de mama, além do autoexame apalpando as mamas, o profissional sugeriu levar uma vida mais saudável, praticando exercícios físicos. “O sedentarismo aumenta o risco de desenvolvimento de câncer de mama”, ressaltou o palestrante.
Exemplo de superação
A primeira-dama Sulnara Santana asseverou as palavras do médico. “A gente tem que se conhecer, a gente precisa se tocar.” E falou por experiência própria. Sulnara deu hoje o primeiro testemunho público da cura de um câncer de mama que ela enfrentava desde 2021. “Não é o fim, eu acho que é só o começo. Todos os dias quando eu me deito, eu agradeço pela vida”, completou Sulnara. A plateia se emocionou com o relato de superação.
A palestra foi uma iniciativa conjunta do AparecidaPrev e da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres. Titular do AparecidaPrev, Taysa de Melo resumiu: “Hoje é um dia muito importante para homenagearmos o Outubro Rosa, porque o câncer de mama não escolhe idade. Por isso, a gente não pode descuidar da prevenção”. E Mayanne Marques, secretária da Mulher, reforçou a importância do diagnostico precoce da doença. “Se você diagnosticar mais cedo, as chances de cura são maiores”, finalizou a gestora.