O conglomerado Pagbank-Pagseguro foi destacado como o líder em reclamações contra bancos, financeiras e instituições de pagamento no terceiro trimestre de 2024, de acordo com dados divulgados pelo Banco Central. O ranking revelou que o Pagbank-Pagseguro acumulou 3.423 reclamações consideradas procedentes, resultando em um índice de reclamações de 104,88. Essa nova metodologia do Banco Central inclui uma estimativa estatística das reclamações procedentes, que é calculada com base na proporção entre o total de reclamações consideradas válidas e o total de reclamações analisadas.
Logo atrás do Pagbank-Pagseguro, estão o C6 Bank e o Inter, com 2.596 e 2.515 reclamações procedentes, respectivamente, apresentando índices de 84,49 e 74,11. O novo sistema de avaliação do Banco Central, que considera a extrapolação estatística, tem como objetivo fornecer uma visão mais precisa sobre a experiência dos consumidores com as instituições financeiras no país.
Além dos três primeiros colocados, o ranking inclui outras instituições no top 15, como Itaú, Ame Digital, BTG Pactual/Banco Pan, e Santander, com índices variados de reclamações. O Banco Central pretende com isso aumentar a transparência nas operações financeiras e promover a melhoria na qualidade dos serviços oferecidos ao consumidor.