A Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) anunciou, na manhã desta quinta-feira (24), que o Brasil está livre da doença de Newcastle, após 90 dias do término do foco da doença. Em uma nota datada de 23 de outubro, a OMSA confirmou que o evento foi encerrado após o cumprimento do prazo e a aplicação da medida de stamping-out, que inclui o abate de aves infectadas e de casos suspeitos.
Com a nova certificação, o Brasil espera que as restrições às exportações de carne de frango sejam levantadas. Até a manhã desta quinta-feira, 43 mercados ainda mantinham uma suspensão cautelar e temporária das importações de produtos avícolas brasileiros, com diferentes níveis de restrição, conforme um levantamento do Ministério da Agricultura.
A erradicação da doença é um marco importante para o setor avícola no Brasil, que é um dos maiores exportadores de frango do mundo. A recuperação do status de território livre da doença não só visa reverter as limitações comerciais, mas também reforça a imagem do país no mercado internacional, assegurando a qualidade e segurança dos produtos avícolas brasileiros.