O sexto voo da Operação Raízes do Cedro, realizado hoje pela Força Aérea Brasileira (FAB), trouxe 212 passageiros do Líbano para o Brasil, totalizando mais de 1.300 pessoas resgatadas desde o início da operação. Os repatriados incluem brasileiros e libaneses com parentes brasileiros, que estão fugindo do conflito entre Israel e o grupo Hezbollah. Entre os passageiros desembarcados, havia 14 crianças e um gato, demonstrando a diversidade das famílias afetadas pela situação.
Desde o agravamento da guerra entre Israel e Hamas, que se estendeu ao Líbano no início do mês, cerca de três mil pessoas solicitaram repatriação para o Brasil. A operação, que começou em 4 de outubro, prioriza mulheres, crianças, idosos e brasileiros não residentes no Líbano, conforme acordos entre o Itamaraty e o governo libanês. A FAB tem realizado voos diários entre os dois países, com escala em Lisboa para reabastecimento.
Até o momento, a Operação Raízes do Cedro já repatriou 1.317 pessoas, incluindo 242 crianças, 40 bebês, 138 idosos e 12 gestantes, além de indivíduos com complicações de saúde e deficiência. Esse esforço humanitário visa proporcionar segurança e um novo lar para aqueles que estão deixando uma região em conflito.