A Operação Eleições 2024 no Pará contará com a mobilização de mais de 8,8 mil agentes de segurança pública, incluindo 1.700 viaturas, aeronaves e embarcações, para garantir a segurança durante o pleito eleitoral marcado para domingo (6). A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) informou que as ações envolverão o transporte e a escolta das urnas, além da segurança em locais de votação que apresentam risco de crimes como roubo e vandalismo.
A operação, que é uma das maiores no calendário de segurança do estado, integrará diversos órgãos do Sistema de Segurança Pública e contará com a colaboração de entidades municipais, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal. Serão destacados 6.260 agentes na Região Metropolitana de Belém e 2.631 no interior, abrangendo as polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, e outros serviços de segurança pública.
Além disso, todas as 33 delegacias da Polícia Civil na Região Metropolitana e as delegacias dos 139 municípios do interior estarão em funcionamento no dia da eleição. Serão ativados também os Centros Integrados de Comando e Controle, que permitirão o monitoramento em tempo real das ações de segurança, assegurando que o eleitor possa exercer seu direito ao voto com segurança e tranquilidade.