Neste sábado (19), a Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, recebeu o sexto voo da Operação Raízes do Cedro, que resgatou 212 passageiros, incluindo 14 crianças de colo e um gato. Desde o início da operação, em 2 de outubro, já foram repatriados 1.317 brasileiros e 15 animais, sendo 11 gatos e quatro cachorros. O governo federal estima que cerca de três mil pessoas manifestaram interesse em retornar ao Brasil, e o Itamaraty está avaliando a necessidade de novos voos, dependendo das condições de segurança no Líbano.
A aeronave KC-30, utilizada para repatriação, também transporta insumos de saúde ao Líbano. Desde o início da operação, mais de 47 toneladas de donativos, como insumos hospitalares e cestas de alimentos, foram enviadas. Os passageiros que chegam ao Brasil recebem atendimento médico, psicológico e suporte social. Equipes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social e da Agência da ONU para as Migrações estão à disposição para verificar se os repatriados possuem redes de proteção familiar ou social.
As ações de repatriação são semelhantes às realizadas entre outubro de 2023 e janeiro de 2024, quando mais de 1.500 brasileiros e cerca de 50 animais foram trazidos de zonas de conflito na Faixa de Gaza, Cisjordânia e Israel, por meio da operação Voltando em Paz. O governo continua a monitorar a situação para garantir a assistência adequada aos cidadãos que necessitam de ajuda para retornar ao país.