A Polícia Federal (PF) realizou uma operação no Litoral Norte de Santa Catarina, onde apreendeu seis carros de luxo, incluindo modelos da BMW, Mercedes e Porsche. Essa ação é parte de uma investigação mais ampla sobre um grupo que movimentou R$ 1,6 bilhão nos últimos três anos, principalmente por meio de plataformas de apostas esportivas não autorizadas. Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão nas cidades de Itajaí, Navegantes, Balneário Camboriú, Bombinhas e Olinda, em Pernambuco.
A operação, denominada Backyard, também resultou no pedido de bloqueio de R$ 63,6 milhões em bens e valores dos investigados, sendo que as empresas envolvidas prestavam serviços de tecnologia de pagamentos. No entanto, a PF identificou que algumas dessas empresas não apresentavam indícios de operação efetiva, levando a crer que poderiam ser de fachada. As investigações apontaram que o dinheiro era transferido de maneira informal ao exterior, utilizando criptoativos, caracterizando evasão de divisas e lavagem de dinheiro.
Além disso, a PF informou que o grupo criminoso teria expandido suas atividades para fora do Brasil, estabelecendo escritórios em outros países da América Latina e em Portugal. A discrepância entre o elevado patrimônio dos investigados e a falta de atividade econômica das empresas chamou a atenção das autoridades, que continuam a apurar a extensão das operações do grupo.