A previsão do tempo para o estado de São Paulo aponta que a onda de calor e o tempo seco, que têm favorecido o aumento dos focos de incêndio, devem persistir até esta quarta-feira, 2 de outubro. A Defesa Civil informou que há atualmente seis focos de incêndio simultâneos no estado, com a temperatura na capital paulista podendo atingir até 37 °C. A expectativa é que a chegada de uma frente fria, a partir de quinta-feira (3), traga mudanças, incluindo a possibilidade de chuvas, especialmente no sul e oeste do estado.
No interior de São Paulo, a situação se mostra crítica, uma vez que os focos de incêndio são mais intensos devido à escassez de precipitações. A frente fria, que já provoca chuvas intensas no Rio Grande do Sul, deve avançar para Santa Catarina e sul do Paraná, incluindo Curitiba, nesta quarta-feira. As áreas afetadas estão em alerta para possíveis chuvas intensas, o que pode ajudar a amenizar a situação de seca e incêndios.
Outras regiões do Brasil, como o Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Goiás e o Distrito Federal, continuam enfrentando altas temperaturas e umidade relativa do ar preocupantemente baixa, que varia entre 12% e 20%. O calor intenso, que pode chegar até 40 °C no Rio de Janeiro, aumenta o risco de incêndios e problemas de saúde, como desidratação. As autoridades recomendam à população que mantenha a hidratação e evite atividades físicas intensas durante os períodos mais quentes do dia.