O Sudeste do Brasil enfrenta a oitava onda de calor do ano, com previsão de novos recordes de temperatura para as capitais entre quarta e quinta-feira. Em São Paulo, a máxima pode chegar a 37°C, superando o recorde anterior de 36,7°C. No Rio de Janeiro, a temperatura pode alcançar 40°C, batendo o recorde de 39,5°C. Belo Horizonte e Brasília também devem registrar temperaturas acima dos seus recordes históricos, com máximas previstas de 35°C e 36°C, respectivamente.
O fenômeno do calor intenso é impulsionado pelo efeito pré-frontal, que provoca um aumento das temperaturas antes da chegada de uma frente fria. Esse efeito ocorre porque o ar frio, sendo mais denso, empurra o ar quente para cima, resultando em um aumento nas temperaturas. No entanto, a partir de quinta-feira, a previsão é que uma frente fria avance pela região, trazendo mudanças climáticas significativas e um alívio temporário do calor.
Enquanto o Sudeste registra altas temperaturas, o Sul e o Norte do país devem vivenciar chuvas intensas nos próximos dias. A previsão indica temporais mais fortes no norte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, com volumes que podem atingir 100 milímetros por dia. Essa mudança no clima deve proporcionar um aumento na umidade, trazendo alívio para algumas regiões afetadas pelo calor e pela baixa umidade relativa do ar, que está entre 20% e 30% em estados como São Paulo e Goiás.