A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e a Organização Panamericana de Saúde (Opas), realizará dois eventos de 15 a 18 de outubro na Escola do Futuro, em Aparecida de Goiânia. O objetivo é avaliar a epidemia de dengue que afetou o estado no início do ano e propor ações para enfrentar novos casos da doença. Goiás foi escolhido devido ao alto número de casos de arboviroses e por suas estratégias efetivas de notificação e assistência.
Durante as oficinas, que contarão com a presença de gestores da saúde e profissionais das áreas de controle de vetores e vigilância epidemiológica, serão discutidas as ações implementadas durante a epidemia e as novas tecnologias de controle vetorial. A Oficina de Avaliação Pós-Evento ocorrerá nos dias 15 e 16 de outubro, enquanto as Oficinas de Novas Tecnologias e Assistência estão programadas para os dias 17 e 18 de outubro. O foco será avaliar dados sobre arboviroses em 14 municípios prioritários e definir ações futuras.
O estado de Goiás se destacou na estruturação de Gabinetes de Crise em Arboviroses, com 224 dos 246 municípios criando esses gabinetes entre janeiro e maio deste ano. Essa estratégia visa melhorar a notificação das doenças transmitidas pelo Aedes, além de facilitar o repasse de insumos para prevenção e tratamento. As oficinas são uma continuação do esforço do estado para reduzir os casos de dengue e outras arboviroses, promovendo um alinhamento eficaz das ações de saúde.